- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Abeturas San José, Arncons, Escaleras Montiel, Lovtra de Mariana Ron, R.M Construcciones metálicas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa MB é uma residência de uso permanente localizada no bairro fechado de San Carlos, ao norte da província de Buenos Aires. A rua em que se situa a obra é paralela e contígua à autoestrada Panamericana, e forma junto a um cerco arborizado o limite norte do bairro. Esta situação de borda foi determinante para sua implantação e sua expressão maciça na rua.
O programa se desenvolve em dois pavimentos, um térreo que recebe o estar, sala de jantar, cozinha e uma área de uso social que termina em um estúdio, solário e piscina. A planta se estende em formato de L, fechando-se para a rua e os lotes vizinhos. Ela se abre para o centro do bairro, repleto de árvores antigas e de grandes espaços verdes destinados à prática esportiva. O pavimento superior é compacto e recebe os dormitórios. O dormitório principal conta com uma grande expansão que permite ter uma excelente visão da paisagem.
No pavimento superior, um envoltório protege e da privacidade aos ambientes internos e a um pátio. Este configura uma expansão da área de estar e serve como transição em relação à rua. A área de estar conta, além disso, com outra extensão para o jardim. A área social se expande naturalmente até o solário, com proporções análogas. A experiência de chegada da rua é definida por uma sequência de diferentes situações de percurso: uma ponte de acesso, uma rampa que logo é protegida por uma semi-cobertura e um hall com um grande painel fixo que demarca a expansão da sala de estar.
A expressão material do conjunto é resolvida a partir de uma estrutura independente de concreto aparente em faixas horizontais. Uma parede maciça completa o térreo, enquanto no pavimento superior uma parede ventilada de madeira de Kiri cumpre tal função. A estratificação dessas faixas de concreto aparente é muito clara e se apoia sobre o terreno natural, definindo uma diferença de nível de 50 centímetros entre o solo e o plano da casa. O projeto propõe uma relação muito direta e ao mesmo tempo muito contida com o entorno, minimiza suas interferências e, assim, proporciona uma boa experiência de habitar.